kudo Card e Kudo Box – Além da Motivação Financeira
kudo Card e Kudo Box – Além da Motivação Financeira, vamos falar sobre como uma ferramenta simples e prática pode ser utilizada para aumentar a motivação e o engajamento do time.
Para Isso vamos iniciar com algumas definições:
O que é Motivação
Afinal o que é motivação ? Ser feliz ? Enxergar o mundo com outros olhos? Conquistar resultados? Superar obstáculos? Ser persistente ? Acreditar nos seus sonhos? É o quê ?
Motivação são aquelas coisas que incentivam pessoas a realizar determinadas ações e a persistir nelas, até alcançar os seus objetivos. Por outras palavras, é o impulso interno que leva à ação.
Sem a motivação, o indivíduo não consegue se sentir disposto nem para as pequenas tarefas do dia a dia. A motivação pode estar relacionada a fatores internos – como as emoções, por exemplo, ou externos – como as relações no ambiente de trabalho.
O que é Motivação Intrínseca e Motivação Extrínseca
Entenda qual é a diferença entre a motivação intrínseca e extrínseca:
A motivação intrínseca – também conhecida como motivação interna – está relacionada à força interior, capaz de se manter ativa mesmo diante da adversidade. É a motivação gerada por necessidades e motivos pessoais.
A motivação extrínseca – também conhecida como motivação externa – está relacionada ao ambiente, às situações e aos fatores externos. É a motivação gerada por processos de reforço e punição.
No entanto, não podemos dizer que a motivação extrínseca é fruto da ação do ambiente e a intrínseca da pessoa, por que, como se verá, a motivação é sempre fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente.
Importante também é observar que os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como, por exemplo, quando a pessoa estuda um tema que a interessa (motivação intrínseca) e consegue com isso uma boa nota (reforço: motivação extrínseca).
Em um experimento clássico, Lepper e seus colaboradores (1973) dividiram um grupo de crianças em três grupos menores: cada um dos grupos recebeu a tarefa de desenhar com canetas coloridas; o primeiro grupo foi informado de que ganhariam um brinde de reconhecimento pelo trabalho, o segundo recebeu um brinde surpresa, sem ter sido informado e o terceiro não recebeu nada. Os autores observaram que todas as crianças desenharam com as canetas – atividade apreciada pelas crianças – mas as crianças a quem havia sido prometido um brinde desenharam muito menos e com menos entusiasmo do que as outras, o que os levou à conclusão de que a promessa de uma recompensa pelo trabalho diminuiu a motivação intrínseca das crianças em fazer algo que elas gostam.
Além da Motivação Financeira
Nas organizações empresariais a busca por resultados competitivos são intensos e incessante. Para alcançar os objetivos e extrair o máximo dos profissionais, as empresas criam sistemas de gratificação financeira, onde cada meta atingida pelo indivíduo lhe dá direito a um acréscimo salarial.
Vimos que esse tipo de motivação é chamada de “motivação extrínseca”, ou seja, se trata de uma motivação externa em que o indivíduo é recompensado pela execução de atividades.
Muitos de vocês dirão que a motivação financeira é a forma correta de motivar pessoas em ambientes empresariais.
Estudos recentes comprovam que a motivação financeira não ajuda as pessoas a se tornarem felizes com o que elas fazem.
Em um estudo realizado pelos pesquisadores Yook Jik Cho e James Perry, que mostrou que os níveis de engajamento dos funcionários eram três vezes mais fortemente relacionados a motivos intrínsecos que extrínsecos, mas que ambos os motivos tendem a se cancelar mutuamente. Isso significa que os funcionários que estão intrinsecamente motivados são três vezes mais engajados do que os que estão extrinsecamente motivados (como por dinheiro). Em resumo, é mais provável que você goste do seu trabalho se puder concentrar-se nele, do que se estiver focado no dinheiro.
Baseado nestes estudos, entendemos que a melhor formar de motivar pessoas e equipes é pela “MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA”.
Equipes mais felizes, aumentam a produtividade e melhoram os resultados!
Segundo Jurgen Appelo, existe 6 regras para recompensas.
1 – Não prometa recompensas antecipadamente.
2 – Mantenha as recompensas pequenas.
3 – Recompensar continuamente.
4 – Recompensar publicamente, não em particular.
5 – Recompensar comportamento , não resultado.
6 – Recompensar pares e subordinados.
O Kudo Box e os Kudo Cards são ótimas práticas para desencadear a motivação intrínseca.
O que é “Kudo box”
KUDO é uma maneira de escrever notas de agradecimento e/ou reconhecimento, que podem ser coletadas em uma caixa e posteriormente lidas em voz alta ou podem ser entregues a companheiros de equipes ou até mesmo colado em paredes.
Através da utilização deste exercício, você pode esperar que os membros da equipe se sintam apreciado pelos outros. Eu acredito que a maioria de nós, estamos tão ocupados com nossas atividades diárias que nos esquecemos de agradecer o que os outros fazem para a equipe ou a nós.
“Kudo Box” na Prática
Escolhemos fazer o exercício na “Daily Meeting”, aonde encerrávamos o encontro com a leitura em voz alta dos “Kudos Cards” e em seguida colávamos no “Kudo Card’s Wall” .
Para quem recebia um Kudo Card ofereciamos um bombom.
Como elaboramos.
- Primeiro criamos o nosso “Kudo Box” e inserimos em um ambiente visível para que todo a equipe pudesse visualizar.
- Fizemos um pequeno bate papo com a equipe para explicar os benefícios do execício e como funcionaria a dinâmica.
- A cada “Daily Meeting” liamos as mensagens e oferecíamos um bombom a pessoa que recebeu a mensagem.
- Em seguida adicionávamos as mensagens no “Kudo Card’s Wall” para que todos pudessem ver.
Com a Adoção da prática, começamos a notar um maior introrsamento e produtividade da Equipe.
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Meu nome é Daniel J. F. Nunes e a ideia é compartilhar.
Para Lêr outros artigos acesse o blog da DNA ÁGIL
Referências:
- Appelo, Jurgen. Managing for Happiness: Games, Tools, and Practices to Motivate Any Team. 26 jun 2016
- Appelo, Jurgen. Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders
- Lepper, M.R., Greene, D., & Nisbett, R.E. (1973). Undermining children’s intrinsic interest with extrinsic reward: A test of the “overjustification” hypothesis. Journal of Personality and Social Psychology, 28, 129-137.
- https://en.wikipedia.org/wiki/Edward_L._Deci
- https://management30.com/practice/kudo-box/
- wikipedia.org
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